segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Gestão de Pessoas x Lucro

Nas primeiras aulas de Gestão de Pessoas II o meu professor promoveu um debate interessante. Separou nossa turma em duas equipes, onde cada uma defendia um posicionamento: Lucro x Gestão de Pessoas. O que é mais importante para a empresa? Achei a pergunta meio estranha, mas depois entendi que o objetivo da pergunta não era se posicionar radicalmente, mas desenvolver argumentos para percebermos a importância dos dois. E funcionou!


Tem pessoas que tem a visão muito romântica da gestão de pessoas e outras acham que o setor de recursos humanos serve apenas para admitir, demitir e etc.... e ainda tem profissionais e futuros profissionais que acham que gerir pessoas não é uma condição para ter lucro, não acreditam que sejam um investimento, mas um custo. E na verdade muita coisa mudou e ainda muda a cada dia.
A profissão de administrador me encanta exatamente por isso, nenhuma verdade é absoluta. Administrar é uma arte e uma ciência que exige atualização constante e uma visão complexa e global, além de uma parcela que você terá que arriscar, mesmo tendo o mais profundo conhecimento técnico na área, há sempre uma parte que não depende de nós, mas da resposta do mercado(que está cada vez mais exigente).

Aprendi que gerir pessoas não se aprende só lendo e usando técnicas, mas sobretudo tem que ter jogo de cintura, bom humor, disposição em aceitar diferenças de personalidades...se aprende principalemente com a humildade..tem que gostar de gente, tem que confiar nas pessoas, dá condições de se ter um ambiente agradável. Os resultados virão por consequência!

Portanto, não devemos esquecer que está tudo interligado e a organização deve trabalhar com essa visão. Para poder obter lucro e um relacionamento de longo prazo com os clientes é necessário o investimento nas pessoas que fazem a empresa. E esse investimento não é só financeiro...vai depender de quais serão as necessidades de cada um e pra saber disso, nada melhor que conhecer bem seus colaboradores.

Com amor e ansiosa pra gerir pessoas,

Jucimeire Paiva

Nenhum comentário: