quarta-feira, 6 de julho de 2011

Maria: A escolhida.



Estou lendo o livro: Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis. Do autor Augusto Cury. Por sinal, cabe aqui uma recomendação sobre este livro. Ótimo para as mulheres que querem crescer nas suas relações com pais, amigos, irmãos, filhos, esposos, namorados, em fim... qualquer relacionamento humano. E também para  "os homens que desejam construir, juntos, uma história de amor singelo e inteligente."Segundo o autor. Lido com atenção, sem pressa, fazendo uma auto-avaliação é bastante pertinente para aprendermos a fortalecer nossos laços que devem antes de tudo estar firmado numa boa relação com nós mesmos.

Pois é, o livro é rico em aprendizados, mas hoje quero comentar apenas um capítulo que me emocionou muito e me transformou. Sabe quando você diz pra você mesma: "A partir dessa experiência algo mudou dentro de mim." ? Então, foi isso que aconteceu comigo. Fiz uma leitura que mecheu comigo. Que me tocou profundamente e quero partilhar com vocês.

Capítulo 8: Uma Mulher Inteligentíssima
Este capítulo faz uma síntese da vida da Virgem Maria. É uma narração tão humana, tão poética e real. Nunca tinha lido ou ouvido alguém falar de Maria de forma  tão emocionante. Não se fala de religião, mas do exemplo de uma mulher que deveria ser respeitada e admirada por todas as pessoas independente da religião que professe. Conta a história de Maria que no início pode ser confundida com tantas Marias, que como ela, foi simples, humilde, discreta, pobre, sábia, forte. Que encontrou um amor. Que esse amor passou pela maior provação que poderia sofrer. E que resistiu. Que as necessidades materiais e dificuldades do tempo em que viviam não os fizeram desistir da confiança em Deus e do amor que poderiam viver.
Maria. Mulher incrível. Soube enfrentar preconceitos, dificuldades, medos, solidão... guardava tudo em seu coração. Era Forte! Que mulher forte! Chorava com contrição. Apesar de toda a dor, confiava. Tinha uma força interior impressionante. Mulher que valorizava as coisas simples e pequenas. Quanto não deve ter ensinado a Jesus nos 30 anos que passaram juntos, diariamente. E muito mais deve ter aprendido pra ter sido tão fiel no momento mais doloroso.

Para muitos, uma simples Maria que merece todo nosso respeito e admiração.  Pra mim, a minha maezinha do céu. Santa porque cumpriu o plano que Deus confiou a ela. Por isso, merece todo meu amor e consideração. Ela é meu modelo de mulher que quero ser . Discreta, simples, humilde, pobre, delicada, pura e forte como ela.
Sei que é possível. Eu convivi uma pessoa bem parecida com ela. A minha avó Maria. Que mais que o nome, tinha muito mais em comum a minha mãe Maria.

E se Maria foi escolhida por Deus entre todas, porque eu não posso amá-la e tê-la como exemplo? Se Deus a corou quem sou eu pra não considerar sua experiência de vida como inspiração para a minha? E se Moisés, Isaías, Isac, Jacó, João, Pedro, Paulo... podem ser lembrados pelos seus ensinamentos porque não posso enaltecer aquela que foi a responsável pela encarnação do Verbo? Não preciso de escritos sobre ela. O fato dela ter sido a mãe já não diz tudo? O que mais é preciso estar escrito?

Maria não precisava de um evangelista para descrever suas virtudes e sua importânica. Jesus a descreveu em suas características humanas que certamente aprendeu com a mãe, inspiradas pelo Pai. Você não percebe?

Mulheres, se espelhem naquela que foi a maior entre todas. A mais bela. A que conquistou o Pai. Ela deve ser o exemplo de coragem e sensibilidade para todas nós. A mais inteligente porque sempre soube dar valor aquilo que realmente importa. Que as Marias a encontrem e assim, cheguem mais rápido ao coração do Pai e vivam uma vida com dignidade e sabedoria. Amando e dando importância as coisas que não passam.


P.S: Esta é apenas uma humilde reflexão sobre o capítulo. Sugiro que, se tiverem oportunidade, leiam na íntegra. Garanto que se emocionarão e farão reflexões mais belas e profundas que estas que acabam de ler.


"Deus está mais perfeitamente presente em Maria que em qualquer anjo do céu." São Luis de Montfort.

Com muito amor,
Jucimeire Paiva
Totus Tus maezinha do céu!




Nenhum comentário: