quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

2011



 






Ainda temos alguns dias para o ano terminar, mas aproveito minha vontade momentânea de escrever para registrar neste blog, que por sinal anda esquecido por mim, o meu agradecimento pelo maravilhoso ano.  Eu sei que plantei tudo que colhi, mas com certeza Deus me deu muito mais do que esperava e merecia. Fazendo uma breve comparação entre as expectativas que tinha e o que realmente aconteceu neste ano de 2011, fiquei surpresa. Logo no início do ano eu tinha a forte intuição de como seria um ano importante. Primeiro porque eu me dispus a viver diferente. Quis jogar fora o que estava me impedindo de avançar e dei uma chance pra vida me proporcionar momentos de alegria diariamente. Nos pequenos detalhes. Nos singelos acontecimentos. E foi o que aconteceu.
Como eu adoro estar no controle e Planejar é um esporte que  também gosto de praticar, pra tudo eu me planejo. A maioria das coisas não saem do jeito que planejei, mas tudo bem, até porque quase tudo que eu planejo não deveria, mas como sou teimosa, me sinto segura quando o faço, então eu tento. Porém nunca tive a prepotência de achar que minha vida gira em torno de meus sonhos e desejos apenas. Ela é muito mais misteriosa do que a minha capacidade de administrá-la, por isso deixo o inesperado entrar. Ele é vitalizante. Procuro deixar, mesmo com dificuldade, um pequeno espaço para as surpresas da vida. Interessante, nunca gostei de surpresas. Já tive algumas festas surpresas, mas que me perdoem os que organizaram, sei que foi com carinho, mas nunca me senti bem ao ser surpreendida. Nem mesmo com festas. Gosto do tempo de preparo.

As esperas são tão lindas. A expectativa para o encontro do sábado.Os preparativos para o casamento. A espera da mãe que se prepara por 9 meses para a chegada do filho. A preparação para a Páscoa, para o Natal. Ou simplesmente o preparo do almoço para o encontro na mesa com a família e os amigos. Isso é Esperança, aliás esta é a palavra que acho mais linda do dicionário. Esperança. Sem esperança não há razão pra viver. Esperar é o agir da esperança. Claro que, como já expliquei outras vezes aqui no blog, esperar não é cruzar os braços com preguiça de fazer a nossa parte. Esperar é plantar boas sementes e aguardar o tempo da colheita, mesmo que a previsão seja de seca. Difícil ver alguém que saiba esperar.

A ansiedade é um problema que acredito ser resultado dessa pressa toda que o mundo exige para viver.Abrindo um parêntese, eu fiz uma coisa maravilhosa este ano. Cancelei orkut e Facebook e quase não usei msn. Uauuu! senti desacelerando minha vida uns 50%. Eram tantos recados, tanta coisa pra ver, tanta informação que tomava meu precioso tempo para uma boa conversa, pessoalmente, com os amigos de verdade. Me sentia obrigada a administrar uma vida virtual .Quero isso não. Quero a vida real. Só lamentei por aqueles que só via através dessas ferramentas, mas depois pensei: Se for uma amizade verdadeira, vai saber onde me encontrar. Fecho o parêntese.

Enfim, cuidei mais da minha vida e estive mais atenta aos sinais e milagres de cada dia. Muita coisa preciso aprender ainda, mas já dei grandes passos. É bom ter um pouco de paciência. Aos poucos vamos caminhando e melhorando. O importante é o progresso constante.

Os erros que cometi na minha vida,  foram consequências da falta de esperança. Foi quando eu não esperava mais o melhor que aceitei o pior. Que Deus não permita que as dificuldades da vida me tire a capacidade de esperar o melhor.  Porque é esperando o melhor que eu me devolvo o melhor. E é me devolvendo o melhor que eu tenho uma vida melhor.

2012 está batendo as portas. Ótima oportunidade pra renovar as esperanças, mas enquanto 2011 ainda não acaba, aproveito pra ir agradecendo por tudo que já aconteceu e ainda esperando por coisas maravilhosas nestes dias que restam do ano.
 
Com carinho e esperança,
Jucimeire Paiva







Nenhum comentário: