quarta-feira, 11 de julho de 2012

Se avexe não


Tenho aprendido que realmente ser imediatista é uma característica bem comum entre os administradores. E talvez até o próprio estilo de vida que temos adotados nas últimas décadas nos impulsione, involuntariamente, a querer resolver tudo imediatamente. A própria vida, com suas rápidas mudanças, acesso a grande número de informações e cobranças para sermos cada vez mais competente contribua para esta pressa toda que nós, os da geração Y, sofremos. 

Concordo que não dá pra ficar alheio a esta realidade. Não dá pra ficar dentro de uma bolha enquanto o mundo exige rapidez, mas é preciso ter cautela para não se tornar escravo de uma vida que leva tempo pra acontecer. É preciso aceitar e permitir que a vida tome seu rumo, as vezes, sem a nossa interferência. Vejam bem, as vezes.

Ser introvertido e tirar uns minutos diariamente só para não fazer nada é importante para termos criatividade em resolver os problemas. O silêncio, muitas vezes é a melhor estratégia. Afinal, ninguém tem a resposta pronta pra tudo, mesmo que seja Phd. 

Então, embora tenhamos muitas cobranças e metas para cumprir. Seja na vida profissional, seja na vida pessoal e até espiritual. As vezes é precio apenas esperar.

Precisamos aprender a diferença. Em determinados momentos é preciso resolver o problema imediatamente, mas as vezes é preciso dar um tempinho.

E citando Acioly Neto em sua canção: A natureza das coisas

"Se avexe não. Amanhã pode acontecer tudo inclusive nada
Se avexe não. A lagarta rasteja até o dia em que cria asas
Se avexe não. A burrinha da felicidade nunca se atrasa
Se avexe não. Amanhã ela pára na porta da sua casa
Se avexe não. Toda caminhada começa no primeiro passo
A natureza não tem pressa, segue seu compasso. Inexoravelmente chega lá
Se avexe não. Observe quem vai subindo a ladeira
Seja princesa ou lavadeira
Para ir mais alto vai ter que suar."

Sem se avexar,
Jucimeire Paiva




Nenhum comentário: